I&D

Adyta vai participar no desenvolvimento da infraestrutura portuguesa de comunicações quânticas PTQCI

28 de Julho, 2022

O PTQCI é a infraestrutura portuguesa para o EuroQCI, a futura rede de comunicação quântica segura da UE

PTQCI, o 1º segmento da rede europeia de comunicações quânticas em Portugal, foi atribuído pela Comissão Europeia ao consórcio integrado pela Adyta em 15 de julho de 2022, no âmbito da primeira convocatória do Digital European Program.

O projeto é a contribuição nacional para a Infraestrutura Europeia de Comunicação Quântica (EuroQCI), a futura infraestrutura de comunicação quântica comum em toda a Europa. A PTQCI irá implementar a primeira infraestrutura de comunicação quântica ultra-segura a nível nacional, através de ligações terrestres. Também pretende preparar a conexão espacial, usando tecnologias de criptografia quântica como a Quantum Key Distribution (QKD).

O desenvolvimento da infraestrutura está sob a coordenação do Gabinete Nacional de Segurança – GNS – em sinergia com a Deimos Engenharia. O consórcio é composto pelas mais relevantes organizações públicas e privadas portuguesas nas tecnologias de Telecomunicações e Segurança em Portugal: Gabinete Nacional de Segurança (GNS), Deimos Engenharia (DME), IP TELECOM, AlticeLabs (ALB), Instituto de Telecomunicações (IT), Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento – INESC-ID, Adyta (A), Instituto Superior Técnico (IST), Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (FCT), Warpcom (W), Omnidea (O), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), Instituto Português da Qualidade (IPQ) e Instituto Português Quantum (PQI).

O PTQCI baseia-se no DISCRETION, projeto em que a Adyta também participa, e que tem por objetivo desenvolver Comunicações Quânticas para Defesa. O DISCRETION está a implementar uma rede resiliente nas infraestruturas de fibra ótica existentes em Portugal, ligando diferentes entidades públicas na área metropolitana de Lisboa, e uma rede de teste envolvendo atores académicos e privados. Um dos nós QKD que serão desenvolvidos no DISCRETION também será implantado na rede PTQCI.

Carlos Carvalho, CEO da Adyta, afirma que: “É com muita satisfação e honra que participamos em mais um projeto reconhecido a nível Europeu que permitirá a construção de uma infraestrutura tão importante e inovadora. Estarmos, uma vez mais, como parte de um projeto desta natureza, que começou com a nossa participação no DISCRETION, é resultado do fantástico trabalho da equipa da Adyta e do grande foco que colocamos no desenvolvimento de soluções inovadoras. Estamos a participar na construção do futuro das telecomunicações, o que nos motiva muito. ‘

O PCQTI será executado de 2023 a 2026 por um período de 30 meses.