App de comunicação segura Adyta.Phone alcança certificação pelo atribuída Gabinete Nacional de Segurança 

14 de Junho, 2023

 Porto, Portugal – 14 de junho de 2023 

A plataforma de comunicações seguras Adyta.Phone Federation recebeu hoje a certificação de segurança atribuída pelo Gabinete Nacional de Segurança. 

Adyta.Phone Federation inclui uma aplicação de comunicação encriptada, disponível para dispositivos Android e iOS, totalmente desenvolvida pela Adyta, em Portugal. 

Esta é uma solução que se diferencia de outras soluções de comunicação disponíveis no mercado, pois possui um modelo de negócio transparente, onde o cliente paga por uma assinatura, por um serviço, e não paga com a disponibilização dos dados pessoais ou empresariais. 

Decorrente do Decreto-Lei n.º 3/2012, de 16 de janeiro, na sua atual redação, o Gabinete Nacional de Segurança (GNS) tem como uma das suas atribuições, avaliar, acreditar e certificar a segurança de produtos e sistemas de comunicações, de informática e de tecnologias de informação que sirvam de suporte ao tratamento, arquivo e transmissão de Informação Classificada (IC). 

O processo de certificação, conduzido pelo GNS, contou com a avaliação técnica independente de uma equipa do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Inovação (INOV) que realizou intensivos testes e verificações à solução de acordo com um perfil de proteção, proporcionando a confiança necessária para assegurar a gestão de IC, dentro de um conjunto de condições pré-estabelecidas. 

Para Carlos Carvalho, CEO da Adyta: “Esta certificação é um dos objetivos que há muito tínhamos definido para o nosso produto de comunicação segura, Adyta.Phone. Significa que a solução tem a robustez e fiabilidade necessárias para ser utilizada em cenários que envolvam informação classificada, mas significa também que a solução disponibiliza, a todos os seus utilizadores, capacidades de proteção da informação devidamente comprovadas. É um momento de enorme felicidade para todos nós na Adyta, que se deve por inteiro ao trabalho que a esta equipa tem dedicado ao desenvolvimento deste produto. É muito satisfatório termos trazido até aqui um projeto de inovação e vamos continuar a melhorar a aplicação, introduzindo novas funcionalidades e melhorias.” 

A Adyta.Phone passa, assim, a constar do restrito grupo de soluções tecnológicas certificadas pelo Gabinete Nacional de Segurança em Portugal e que podem, por isso, lidar com Informação Classificada (IC) de Marca e Grau NACIONAL RESERVADO. 

No presente momento, é a única solução de origem portuguesa com certificação ativa, como consta do site do Gabinete Nacional de Segurança (https://www.gns.gov.pt/pt/cert-comerciais/). 

Carlos Carvalho, CEO da Adyta, acrescenta que “a Adyta.Phone está disponível para todos os utilizadores de dispositivos Android e iOS à escala mundial, com exatamente as mesmas características de robustez e fiabilidade validadas por esta certificação atribuída pelo Gabinete Nacional de Segurança. O que colocámos à prova nesta certificação foi a nossa aplicação na sua versão comercial. Nos dias de hoje, em que a segurança da informação é tão essencial, quer do ponto de vista pessoal, empresarial ou governamental, é importante que as pessoas tenham mais certezas de que as ferramentas que utilizam para comunicar protegem as informações comunicadas. Esta certificação também significa isso. Significa que se a Adyta.Phone está certificada para ser utilizada em cenários que envolvem Informação Classificada, então está apta a proteger a informação de todos os seus utilizadores que, mesmo que não estejam a transmitir Informação Classifica, querem proteger devidamente o que comunicam.