I&D

Adyta integra consórcio internacional para desenvolvimento de drones subaquáticos em projeto para a Defesa Europeia

5 de Julho, 2023

O projeto SWAT-SHOAL selecionado no Fundo Europeu de Defesa 2022.

Porto, 30 de junho de 2023 – A Comissão Europeia divulgou recentemente os projetos selecionados ao abrigo do Fundo Europeu de Defesa (FED) 2022. O projeto SWAT-SHOAL, que se desenvolverá em 36 meses, foi selecionado na categoria Guerra Subaquática, obtendo um financiamento de 25 milhões de euros.

O objetivo do projeto é desenvolver e implementar o conceito de um Sistema de Sistemas (SoS) que integra diferentes tipos de veículos tripulados e não tripulados em “enxame” para obter maior eficiência em missões subaquáticas, como vigilância, reconhecimento, guerra de minas, colaboração combates ou apoio a operações anfíbias. O foco é colocado em tecnologias inovadoras como “enxames”, comunicações subaquáticas e operação autónoma para aumentar a versatilidade e as capacidades das futuras forças navais no domínio subaquático.

O projeto abrangerá as diferentes fases da missão (desdobramento de “enxames”, auto-organização inicial, planeamento de caminhos, realização de tarefas e recuperação de brigadas), bem como a integração com Sistemas de Comando e Controlo, incluindo a interação com elementos como sonoboias, mergulhadores ou embarcações de apoio. As principais fases do SWAT-SHOAL são a definição do conceito operacional, pesquisa de tecnologias e validação por meio de simulação e demonstração em água do mar.

O consórcio SWAT-SHOAL, é composto por 20 entidades, de 11 nações, todas desempenhando um papel fundamental: a Navantia como principal coordenadora, a Sener como coordenadora técnica, a Adyta, Akademia Marynarki Wojennej, ATLAS ELEKTRONIK GmbH, Cafa Tech Ou, Develogic GmbH, Fincantieri Nextech Spa, Fraunhofer, GMV Aerospace and Defense, Kongsberg Defense & Aerospace, Naval Group Belgium, Naval Group France, Prisma Electronics, Saab Kockums, Sea Europe, Lukasiewicz Instytut, Saes, Sotiria Tecnologia e WTD71.

A Adyta é a única empresa portuguesa que integra este consórcio e assumirá responsabilidades nas tarefas que dizem respeito às comunicações, desenvolvendo sistemas de comunicações seguras que permitam a operação, comando e controlo, dos veículos subaquáticos.

Carlos Carvalho, CEO da Adyta, afirma que “a participação da Adyta neste projeto surgiu após contacto da coordenadora do projeto, a espanhola Navantia, empresa referência da construção naval, que viu em nós as competências para trabalhar os temas de cibersegurança e, especificamente, das comunicações entre os sistemas de comando e controlo dos veículos subaquáticos. O projeto motivou-nos de imediato, pois permite que possamos levar a tecnologia que desenvolvemos para uma nova área, a da construção naval, enquanto reforça a nossa presença junto de parceiros internacionais muito relevantes”.

Os resultados do SWAT-SHOAL irão gerar importantes vantagens competitivas ao definir novos produtos e mercados de defesa, muitos deles com potencial de dupla utilização, bem como posicionar os produtos europeus em mercados existentes onde atualmente não estão presentes.

Informação do projeto em: https://defence-industry-space.ec.europa.eu/system/files/2023-06/SWAT-SHOAL-Factsheet_EDF22.pdf